Bem-vindo ao Django 0.95.
Isto representa um avanço significativo no desenvolvimento do Django deste o lançamento 0.91 em Janeiro de 2006. Os detalhes de cada mudança neste lançamento seriam muito extensivos para listar completamente, mas um sumário é apresentado abaixo.
Este lançamento quer prover um ponto de referência estável para os desenvolvedores que querem desenvolver aplicações que usam Django em nível de produção.
Entretando, não é o lançamento 1.0 e nós estaremos introduzindo mais modificações antes da versão 1.0. Para uma melhor visão de quais áreas do framework irão mudar(e quais não irão mudar) antes da 1.0, veja em api-stability.txt
, que fica no diretório docs/ da distribuição.
Talvez você tenha necessidade de usar algumas das características que estão marcadas como “sujeito a mudança de API” naquele documento, mas isso está OK para nós, contanto que esteja OK para voc, e contanto que esteja entendido que API talvez mude no futuro.
Afortunadamente, a maior partte das APIs do “core” do DJango não se alterarão antes da versão 1.0. Porvavelmente não serão tão grandes com as mudanças entre a versão 0.95 e 1.0 como foi enter a versão 0.91 e 0.95.
A maior das mudanças neste release (para desenvolvedores usando a versão 0.91) são os resultados do “merge” do branch ‘magical-removal’ do desenvolvimento. Este branch removeu uma série de amarras na maneira como Django tem sido escrito que foram consequência de decisões feitas nos primeiros dias do Django, antes de sua versão de código aberto. Agora é possível escrever mais natural, código Pythonico que funciona como esperado, e tem menos “magia-negra” acontecendo por de trás das cenas.
A aprtir disso, outra tema deste release é um aumento drmático de usabilidade. Fizemos melhorias incontáveis em mensagens de erro, documentação, etc ... , para melhorar a qualidade de vida dos desenvolvedores.
As novas características e mudanças introduzodas na versão 0.95 incluem:
O Django agora usa uma interface de filtros mais natural e consistente para retornar objetos do banco de dados.
Modelos, funções e constantes definidas pelo usuário, agora aparcem no namespace do móduo onde foram definidas. (antes tudo era transferido magicamente para o namespace django.models.* )
Algumas aplicações, tais como FlatPage, Sites e Redirects foram desacopladas e transferidas para o django.contrib. Se não quiser iusar essas aplicações, não tem que instalar suas tabelas de banco de dados.
O Django agora suporta gerenciar as transações de bancos de dados.
Adicionamos a abilidade de escrever backends de autenticaçao e autorização personalizados para autenticar usuários em sistemas alternativos, como LDAP.
Fizemos ficar mais fácil adicionar funções do nível de tabelas personalizadas dentro dos modelos, através de uma nova API para “Manager”
Agora é possível usar o Django sem um banco de dados. Isso simplesmente quer dizer que o framework não te obriga mais a ter uma configuração de banco de dados só para servir páginas dinâmicas. Em outras palavras, você pode usar somente oURLSconfs/views. Antes, o framework exigia que um banco de dados fosse configurado, não importando se iria usá-lo.
Agora é mais explícito e natural reescrever os métodos save() e delete() nos modelos, em vez de precisar utilizar os métodos de captura pre-save() e post_save().
Partes individuais do framework agora podem ser configurados sem requerer a definição de uma variável de ambiente. Isos permite o uso de, por exemplo, do sistema de templates do Django dentrode outras aplicações.
Mais e mais partes do framework tem sido internacionalizadas, ja que temos expandido o suporte a internacionalização (i18n). O codebase do Django, incluindo código e templates, já foram traduzidos, em pelo menos 31 línguas. Do ärabe ao Chines passando pelo Hungaro pelo Gales, agora é possível usar o site de Admin do Django na sua própria língua.
O número de mudanças requeridas para migrar do código compatível com 0.91 para a 0.95 é significante em alguns casos. Contudo, isso é, para a maior parte, razoávelmente rotina e só precisa ser feito uma vez. Uma lista das mudanças necessárias é descrita na página de wiki Removing The Magic . Tem também um checklist fácil para quando entrar na operação de migração.
Precisa de ajuda resolvendo problemas com o Django? A documentação está acessível dentro da distribuição online no Django website. O documento FAQ é especialmente recomendado, uam vez que isso contém vários problemas que ocorrem de vez em quando.
Pra uma ajuda mais personalizada, a lista de emails django-users é uma lista bastante ativa, com mais de 2.000 assinantes que podem lhe ajudar a resolver qualquer tipo de problemas Django. Recomendamos procurar os arquivos primeiro, porque muitas perguntas comuns aparecem com alguma regularidade e qualquer problema particular talvez já tenha sido respondido.
Finalmente, para aqueles que preferem um retorno mais imediato oferecido pelo IRC, tem um canal #django no irc.freenode.net que é frequentemente populado por usuários e desenvolvedores DJango de todo o mundo. Pessoas amigáveis estão sempre disponíveis em qualquer hora do dia – para ajudar, ou para bater-papo.
Obrigado por usar o Django!
O time Django em Julho de 2006
ago 01, 2016